COMPOSIÇÃO E ARTE DA FOTOGRAFIA

A composição de uma foto nada mais é que a maneira como é enquadrado e organizado o assunto dentro da área a ser fotografada. Todos os elementos registrados na foto são parte dessa composição; sendo eles as linhas, as cores, o equilíbrio entre esses elementos, o assunto principal e a disposição dos assuntos secundários.

Pensar a composição é decisivo para o sucesso de uma foto e para expandir sua compreensão sobre fotografia de modo geral, pois os objetos presentes na foto e a relação entre eles funcionam como blocos de construção para sua criatividade.

DISTÂNCIA E EQUILÍBRIO

A relação mais simples de ser observada entre os elementos de composição é a distância entre eles. A distância é determinante por alguns motivos diferentes. Para começar, se alguns de seus assuntos ou objetos estiverem muito próximos – ou se um sujeito for para frente do outro, por exemplo – os resultados podem ser bizarros. Por isso, é importante que o fotógrafo sempre tente se mover um pouco para que cada objeto importante da fotografia tenha seu próprio espaço.

Outro elemento central na composição de foto, e que pode ser muito decisivo em termos de arte é o equilíbrio,  conceito diretamente ligado à ideia de peso visual. O peso visual não é complexo; ele nada mais é que a quantidade de impacto ou atenção que cada objeto atrai na foto. Cada parte da sua foto tem um peso visual.

Uma foto balanceada tem níveis parecidos de peso visual entre as metades esquerda e direita; já uma foto desequilibrada tem mais peso de um lado do que do outro. Às vezes, um elemento “mais leve” pode ser o responsável por “equilibrar” um elemento “mais pesado”, simplesmente por estar mais distante do centro de uma foto – é basicamente como equilibrar uma pessoa mais pesada e uma pessoa mais leve em uma gangorra.

Vale lembrar que você não quer que sua foto seja 100% equilibrada entre os lados esquerdo e direito. Ainda que fotos equilibradas frequentemente pareçam mais naturais e harmônicas, o desequilíbrio traz dinamismo, com uma sensação de uma certa tensão que funciona para alguns tipos de fotos. Então, quando você está organizando sua composição, te aconselhamos a se concentrar no equilíbrio ou no desequilíbrio apenas até o ponto em que a ideia da foto esteja dentro da intenção artística esperada, ou seja, dentro do que você pretende comunicar em termos de arte.

PADRÕES

Ao pensarmos em composição e arte na fotografia é primordial considerar os padrões. Na fotografia, os padrões estão em tudo! E não estamos falando apenas de algo pequeno como uma textura que se repete na foto, por exemplo, mas realmente de qualquer elemento repetitivo.

Os padrões de texturas e linhas podem ser mais facilmente percebidos em objetos e cenas feitas pelas mãos do ser humano, como na fotografia arquitetônica, por exemplo, que explora cenas e elementos urbanos. Mas na natureza, os padrões também são encontrados, e ter a sensibilidade de percebê-los e fotografá-los é o que geralmente difere fotos de viagem comuns e fotos de viagem espetaculares! Mais uma vez trazemos o tópico da arte na fotografia: pensando no que queremos comunicar artisticamente numa foto, ou seja, em quais são nossas intenções artísticas nós não estamos apenas documentando uma cena, mas também imprimindo nossa identidade, nossos gostos. E é este raciocínio que separa fotos comuns e triviais das fotos artísticas, especialmente quando falamos de fotos de viagens.

A ARTE NA FOTOGRAFIA

As câmeras dos smartphones estão cada dia mais potentes, com mais funcionalidades e capacidade de entregar fotos de altíssima qualidade, de modo que está mais acessível ter um equipamento fotográfico de ponta na palma da mão – entretanto, esse salto tecnológico não confere necessariamente fotos melhores. Pois há uma gana enorme de criar imagens, especialmente em tempos de redes sociais, e de mostrar pessoas, lugares e objetos – mas há pouca clareza sobre COMO mostrar esses elementos todos. Em outras palavras, há uma intensa produção de fotos como nunca se viu antes, mas nem sempre há uma intenção artística por trás dessas imagens, ou alguma clareza ou consciência sobre o que se quer comunicar com elas. Pense nisso ao fazer as fotos de sua próxima viagem e nos conte o resultado depois!

GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *