FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

Com o advento do smartphone e da câmera frontal, a selfie passou a fazer parte de nossas vidas, tornando-se o tipo de fotografia mais comum e difundido principalmente online. Entretanto, quando falamos de fotografia de viagem, podemos perder muitos registros fascinantes se o único enquadramento fotográfico escolhido sempre focar nosso próprio rosto. Ao romper a barreira do braço esticado segurando a câmera apontada para si mesmo, suas viagens certamente ganharão registros muito mais variados e emocionantes, dito isso, trazemos dicas infalíveis de fotografia de paisagem para sua próxima aventura.

1- MUDE SEU PONTO DE VISTA

Ao tirarmos uma selfie, nos preocupamos muito em encontrar o melhor ângulo de nosso rosto, se estamos valorizando nossos pontos fortes, e escolhemos um ponto para focar – e no geral quando se trata de fotografia de paisagem, os fotógrafos amadores tendem a pararam na frente de uma bela montanha e clicarem a imagem sem nenhum critério. Entretanto, assim como você se movimenta em busca do melhor ângulo e luz para sua selfie, o registro daquela montanha pode ficar ainda mais impactante se você se empenhar na busca da melhor luz e ângulo.

Gaste um tempo explorando o local e procure um ponto para focar. Para extrair o melhor registro e valorizar a paisagem: vale dar uns passos para trás para tomar distância, agachar ou deitar no chão, subir num banco para obter um ponto de vantagem mais alto.

2- DEFINA O PRIMEIRO PLANO

Um elemento que pode imprimir maior impacto às suas fotos de paisagem é pensar com cuidado o primeiro plano de suas fotos e criar pontos de interesse nele. Quando você faz isso, você dá ao observador de sua foto um modo de visualizar a imagem e também cria a sensação de profundidade em sua foto.

3- ATENTE-SE ÀS LINHAS

Uma das questões às quais você deve se atentar é de quais são suas intenções e objetivos estéticos com a foto, vale se perguntar como você quer conduzir o olhar daqueles que estão contemplando esta imagem?”. Há várias maneiras de se fazer isso (pensar o primeiro plano é uma delas), mas uma das melhores formas é prover aos observadores linhas que os conduzam na imagem. Pense se elas são mais horizontais ou verticais, por exemplo.

As linhas trazem profundidade e escala à fotografia e podem se tornar um ponto de interesse ao criarem padrões na foto.

4- CAPTURE MOVIMENTO

Ao pensar em fotografia de paisagem, consideramos imediatamente espaços e cenários calmos e serenos – no entanto, paisagens raramente se mantêm completamente estáticas, e registrar  movimento na fotografia agrega drama e impacto, e cria um ponto de interesse.

Dentre os exemplos de movimento que você pode documentar em sua foto estão o vento na copa das árvores, ondas no mar, a água caindo da cachoeira, pássaros voando no céu e nuvens em movimento.

5- PENSE A COMPOSIÇÃO

Neste ponto, vale se atentar à famosa Regra dos Terços: divida a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento ou próximo a eles, o assunto da foto que deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Quando uma foto tem sua composição pensada usando a Regra dos Terços, os olhos do observador vagarão pelo quadro. Uma foto composta pela Regra dos Terços é geralmente mais agradável aos olhos humanos e interessante.

6- INCLUA PESSOAS NO CENÁRIO

Uma paisagem não precisa ser apenas sobre natureza, então por que não incluir pessoas na foto? Uma bela montanha ou praia pode ser um ótimo cenário para registrar uma criança alegre correndo, ou a silhueta de um casal de mãos dadas, por exemplo.

7- EXERCITE A PACIÊNCIA

Ter paciência é determinante na fotografia de paisagem, pois você pode precisar aguardar as condições climáticas e de iluminação ideais, e haverá momentos em que as condições não necessariamente cooperarão com as suas fotos. No entanto, com paciência e prática, você certamente desenvolverá aptidão e poderá capturar fotos fantásticas.

8- PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA

Se você já tem uma viagem marcada e com roteiro definido, uma boa dica é pesquisar com antecedência os ambientes que visitará. Conhecer os pontos de maior interesse do local, pode te dar uma dimensão do potencial do local para fotografia. Olhe as fotos tiradas por outros fotógrafos em páginas de fotografia como Flickr, Tumblr e nas redes sociais, utilizando palavras-chave e hashtags referentes aos locais para os quais você viajará.

GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *