Os planos de filmagem são o enquadramento da pessoa ou objeto a ser filmado. Essa é uma escolha que influencia toda a percepção de emoções, da linguagem corporal, e pode transmitir proximidade ou distanciamento para quem está assistindo. Conhecer os diferentes tipos de planos de filmagem te auxiliará a produzir vídeos, por mais simples que sejam, com mais intenção – dominar a linguagem cinematográfica aumenta suas possibilidades de criação e permitirá um salto qualitativo considerável para os vídeos de sua próxima viagem, dando a eles um aspecto bem mais profissional. As possibilidades em termos de planos de filmagem são numerosas, mas nesse artigo elencamos os planos mais utilizados e o que você precisa saber para filmar com maior intenção artística e técnica.
Antes de detalhar cada plano, podemos utilizar as seguintes abreviaturas para os planos:
- Plano Geral (very long shot) P/G
- Plano Médio (long shot) P/M
- Plano Americano (mid shot) P/A
- Primeiro Plano (close-up) P/P
- Primeiríssimo Plano (big close-up) Pº/P
- Plano Detalhe (extra-big close-up) P/D
- Plano Inicial (Stock Shot)
- Plano Seqüência
Plano Geral
É o plano panorâmico da cena. O Plano Geral também pode ser utilizado para dar sentido de isolamento, por exemplo, colocando uma pequena figura humana numa vasta paisagem. O plano geral permite a utilização como elemento de contraste com planos médios e primeiros planos dos elementos que nele estão incluídos, relacionando os personagens e os elementos que os rodeiam.
Plano Médio
Este plano inclui todas as características importantes da cena. Nesse plano são estabelecidas relações entre o tema e o ambiente. São visíveis apenas gestos maiores. A pessoa é retratada da cintura para cima, estando entre o plano geral e o close.
Plano Americano
Nesse plano são reveladas expressões, mas não é enfocado em um tema específico. É estabelecido inter-relação entre duas pessoas. A pessoa é retratada do joelho para cima. Este plano é um dos mais emblemáticos e famosos, e também é conhecido como Três Quartos, tendo surgido dos retratos do velho oeste, onde era importante que as armas colocadas na cintura aparecessem e tivessem destaque no enquadramento.
Plano médio curto
Este plano é uma variante do que citamos anteriormente e é também conhecido como plano de busto ou superior. Este tipo de enquadramento retrata o corpo desde a cabeça até o meio do tórax. Esse plano permite isolar na fotografia uma figura, desfocando o fundo de forma a voltar toda a atenção no elemento principal da foto.
Primeiro plano
Este plano de retrato é também conhecido como close-up e enquadra o rosto e os ombros da figura retratada. Esse enquadramento serve para comunicar confiança e intimidade em relação à personagem. Neste caso, a pose do corpo não é tão importante, mas sim a expressão do rosto, que será o grande ponto de interesse da imagem. Esse plano desempenha uma função mais emocional no vídeo.
Primeiríssimo plano
Neste enquadramento há uma proximidade um pouco maior do que no anterior, enquadrando o rosto desde a testa até por baixo do queixo. Com este tipo de plano de retrato há a possibilidade de imprimir mais significado à fotografia, mostrando emoção e uma ideia de intimidade.
Plano Seqüência
O plano sequência é um plano bastante ousado e requer maior técnica e destreza, pois é sem cortes. Ele contempla uma sequência contínua, podendo ser produzido com a câmera na mão ou utilizando vários tipos de estabilizadores de imagem.
Plano detalhe
Este é o plano mais “fechado” de todos, que enquadra uma pequena parte do corpo, da pessoa, que não tem necessariamente de ser o rosto. Há uma alta capacidade expressiva, e os detalhes são realçados. Plano de alto impacto visual e emocional, mostrando uma parte essencial do assunto retratado, e às vezes criando uma imagem mais abstrata.
Finalizamos aqui a lista dos principais planos de filmagem e reafirmamos que ao filmar, é essencial analisar a cena e escolher o que se quer comunicar e transmitir com ela, desta forma o vídeo pode capturar com maior maestria a magnitude daquela bela praia ou montanha, e sobretudo a atmosfera da sua viagem e as emoções daqueles momentos vividos. Conhecer as ferramentas e linguagens do universo audiovisual te permite, antes de tudo, imprimir seu estilo e identidade nas imagens produzidas por você.